5/5 (5) O que são Requisitos de Software e porque seu projeto vai fracassar

0
55
O que são requisitos de software, e porque vão fazer seu projeto fracassar!
O que são requisitos de software, e porque vão fazer seu projeto fracassar!

O que são Requisitos de Software e porque vão fazer seu projeto fracassar?

O que são requisitos de software? Esta dúvida é comum entre estudantes e profissionais que estão ingressando na área de desenvolvimento de software e tecnologia. A Engenharia de Software é uma área extremamente complexa, que possui ao interno de seu fluxo de execução uma série de etapas. Em grande linha, em um projeto de software pode contar com um variado número de “sub-equipes”, cada qual expert em uma das disciplinas da engenharia de software, porém podemos afirmar que um bom projeto deve minimamente possuir ao menos uma equipe de planejamento e gestão, uma responsável pela análise de requisitos, uma pela análise de negócios, uma pela arquitetura de software e banco de dados, uma equipe de desenvolvedores, e obviamente uma equipe de análise de teste.

A análise de requisitos é conhecida também por outros nomes, variando segundo o país, instituição acadêmica ou corpo de pesquisadores científicos, os mais comuns são:

  • Engenharia de Requisitos de Software;
  • Levantamento e Elicitação de Requisitos;
  • Análise Estrutural de Sistemas e Softwares;
  • Especificação e Documentação de Requisitos;
  • Requerimentos de Software;

Qual a importância da análise de requisitos de software?

Se na Engenharia de Software existe uma opinião unânime entre Gerentes de Projeto (Project Manager) e Product Owner é quanto a importância fundamental da análise de requisitos.

Um processo de análise falho, onde os requisitos de software não são identificados, entendidos e documentados de forma precisa e correta compromete todo o projeto. Um dos maiores pesadelos dos gerentes de projeto é entregar uma funcionalidade que não atende à necessidade de negócio de seu cliente final. Comumente chamamos de “não aderência”, e tem como consequência um grande refluxo de atividades e retrabalho, além de diminuição da lucratividade do projeto.

Está querendo mais detalhes sobre a definição de requisitos de software? Ou então quer conhecer melhor diagramas uml, casos de uso e como documentar os requisitos do seu projeto de software?

O que leva um projeto de software ao fracasso?

Vamos exemplificar a dimensão do problema envolvendo a incorreta análise de requisitos de software. Abaixo, estão informações levantadas por uma pesquisa acadêmica científica realizada na COPPE – UFRJ em 2016. (O trabalho referenciado, cita os principais motivos do fracasso de um projeto de desenvolvimento de sistema.)

 

Principais falhas e problemas em projetos de desenvolvimento de software.
Principais falhas e problemas em projetos de desenvolvimento de software.

Dentro do universo estudado pelos pesquisadores da UFRJ, o ranking dos principais problemas que comprometem o desenvolvimento de um software é liderado por um fator de competência da Engenharia de Requisitos: Requisitos incompletos. A quarta e a sexta posições também são pertinente à esta área: expectativas irreais, e mudança nos requisitos.

  1. Requisitos incompletos;
  2. Falta de envolvimento dos usuários finais;
  3. Falta de recursos;
  4. Expectativas Irreais;
  5. Falta de apoio executivo;
  6. Mudança nos requisitos;
  7. Falta de planejamento – falhas de gestão;
  8. Sistema não mais necessário;

Se agruparmos os fatores segundo sua área de competência, temos então um panorama macro que reflete quanto crítica pode ser uma análise de requisitos deficiente e falha. Dentre os oito critérios de falha citados acima, 39.8% são de responsabilidade da análise de requisitos.

Ambientes de competência onde falhas e problemas ocorrem durante projetos de desenvolvimento de software
Ambientes de competência onde falhas e problemas ocorrem durante projetos de desenvolvimento de software.

É inegável que falhas e erros durante o levantamento dos requisitos de software e também análise de negócio geram enormes perdas monetárias, além de comprometer acordos comerciais com clientes e a entrega de funcionalidades planejadas. De forma superficial, podemos dizer que mais de 1/3 dos problemas e falhas relacionados, poderiam ter sido evitados se o entendimento e a especificação de requisitos fosse eficaz.

 

Sobre o autor:

Chico Alff é o nome da persona de batalha de Francilvio Roberto Alff.
Paranaense apaixonado por São Paulo, possui formação em Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Internet, História e Língua italialana e recentemente Engenharia Civil. Frequentou os bancos acadêmicos tanto no Brasil quando na Itália, precisamente na Università degli Studi di Verona.
Trabalha com  desenvolvimento de software desde 2010, tendo lançado âncora no mar da Análise de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos, com experiência em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, contábil e fiscal.
Atualmente trabalha com consultoria e desenvolvimento de projetos ad hoc na sua pequena cria do coração, a Walküre Smart, e mantém o portal AnálisedeRequisitos.com.br como paixão.

GOSTOU DA MATÉRIA?

Previous article5 técnicas de levantamento de requisitos de software
Next articleLIVRO GRÁTIS: Gestão de Projetos
Chico Alff é o nome da persona de batalha de Francilvio Roberto Alff. Paranaense apaixonado por São Paulo, possui formação em Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Internet, História e Língua italialana e recentemente Engenharia Civil. Frequentou os bancos acadêmicos tanto no Brasil quando na Itália, precisamente na Università degli Studi di Verona. Trabalha com  desenvolvimento de software desde 2010, tendo lançado âncora no mar da Análise de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos, com experiência em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, contábil e fiscal. Atualmente trabalha com consultoria e desenvolvimento de projetos ad hoc na sua pequena cria do coração, a Walküre Smart, e mantém o portal AnálisedeRequisitos.com.br como paixão.