Balsamiq: Ferramenta de protótipos de interface

0
4709
Faça protótipos de interface incríveis com o Balsamiq Mockups
Faça protótipos de interface incríveis com o Balsamiq Mockups

Balsamiq: Ferramenta de protótipos para analistas e arquitetos de software

Protótipos de interface: uma potente ferramenta para auxiliar todo analista de requisitos. A análise de negócios e análise de requisitos de software são duas das fases mais críticas de um projeto de software, afinal, é neste momento em que são definidas principais características de sistema e negócio que um projeto deverá atender. A realização de protótipos de negócio e de telas do sistema é fundamental para o correto entendimento da equipe de desenvolvimento e para a aprovação assertiva pelo cliente antes mesmo de ser desenvolvido uma única linha de código.

Balsamiq Mockups: Uma potente ferramenta para a criação de protótipos de softwares
Balsamiq Mockups: Uma potente ferramenta para a criação de protótipos de softwares

 

Criando protótipos fantásticos com o Balsamiq Mockups

 

Exemplo de protótipo de um app para Android criado com o Balsamiq Mockups
Exemplo de protótipo de um app para Android criado com o Balsamiq Mockups

Uma ótima ferramenta para a criação de protótipos de telas  durante a análise de requisitos é o Balsamiq Mockups. O sistema  possui versão online, para Windows e para Linux, e seu uso é extremamente intuitivo.

Através do Balsamiq é possível criar protótipos de interface de sistema interativos, definir ações para botões e regras de condições para cada elemento do layout desenhado. O uso de uma ferramenta de prototipação como o Balsamiq Mockups acaba tornando os protótipos uma grande arma durante o processo de desenvolvimento de um projeto de software.

Ele permite compartilhar um projeto com outros usuários, o que é uma boa coisa para equipes multidisciplinares. É possível também fazer apresentações online no estilo do Prezi.

Download grátis do Balsamiq Mockups: clique aqui.

Utilizando protótipos de interface o processo de validação e tomada de aceite de uma especificação se torna muito mais fácil. Afinal, com o protótipo de como o sistema será em mãos antes mesmo do início do desenvolvimento, é mais fácil  obter dos stakeholders e do cliente final o entendimento do quanto foi especificado, como por exemplo em um documento de requisitos.

VOCÊ AINDA NÃO É CADASTRADO? 

Está esperando o que? Faça seu cadastro gratuito e tenha acesso ao conteúdo exclusivo de assinantes:

  • Você é novo por aqui? Cadastre-se!eBooks e livros PDF em português!
  • Vídeos sobre as principais discussões das principais disciplinas!
  • Ferramentas de UML, prototipação, modelos e exemplos!
  • Mini-cursos autorais sobre requisitos, teste e arquitetura de software!
  • Grupo EXCLUSIVO no WhatsApp! 

Vamos lá, faça seu cadastro com o Facebook ou Google Account, é só um segundinho!

Imagine então o cenário utópico da Engenharia de Requisitos: O analista de requisitos documentou todos os requisitos em um documento de requisitos, elaborou diagramas de caso de uso UML, definiu a rastreabilidade dos requisitos, e para completar a festa, criou uma série de protótipos de interface como sugestão de implementação.

Nesta situação devemos todos concordar, a qualidade do projeto de desenvolvimento tende a apresentar uma qualidade e eficiência muito maior.

 

Sobre o autor:

[simple-author-box]

Previous articleGuia Salarial 2018 Robert Half: Tecnologia da Informação
Next articleDocumento de Requisitos: exemplo grátis para download
Chico Alff é o nome da persona de batalha de Francilvio Roberto Alff. Paranaense apaixonado por São Paulo, possui formação em Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Internet, História e Língua italialana e recentemente Engenharia Civil. Frequentou os bancos acadêmicos tanto no Brasil quando na Itália, precisamente na Università degli Studi di Verona. Trabalha com  desenvolvimento de software desde 2010, tendo lançado âncora no mar da Análise de Requisitos, Análise de Negócios e Gerenciamento de Projetos, com experiência em projetos para a administração pública, sistemas de ERP, contábil e fiscal. Atualmente trabalha com consultoria e desenvolvimento de projetos ad hoc na sua pequena cria do coração, a Walküre Smart, e mantém o portal AnálisedeRequisitos.com.br como paixão.